Buscar Imóveis
Seus resultados de pesquisa

Imóveis de segunda residência e lançamentos de luxo aquecem setor de arquitetura no Ceará

Data da Publicação xfmuseradm em julho 3, 2023
0

A arquiteta Ana Fiúza foi a entrevistada desta semana do programa In Connection, com Pompeu Vasconcelos.

O mercado imobiliário da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou um valor geral de vendas (VGV) de R$ 1 bilhão no primeiro trimestre deste ano, um incremento de 113% em relação a igual período de 2022, conforme dados do estudo Flash Imobiliário, da Lopes Immobilis. Os números mostram a franca expansão do setor, que vem se destacando em lançamentos de imóveis de luxo e de segunda residência, tendência que vem ampliando a demanda do setor de arquitetura. “A segunda residência está em um patamar diferente do que tinha há 15, 20 anos. Esses imóveis estão mais sofisticados, o que é interessante, pois o cliente começa a ter atenção a alguns detalhes que antes ele não tinha. A gente consegue fazer um produto final com excelente qualidade”, afirmou a arquiteta Ana Fiúza, que foi a entrevista desta semana do programa In Connection, com Pompeu Vasconcelos.

Há mais de 15 anos com escritório próprio e integrante de uma família com tradição na arquitetura, Ana Fiúza destacou que os investimentos realizados pelas construtoras na execução de imóveis de segunda residência são importantes para colocar esses empreendimentos em outro patamar, contribuindo para potencializar os efeitos do trabalho voltado para a arquitetura e design de interiores. “Acho importante essa questão do investimento dos empreendimentos. A gente tem os investimentos externos e os locais, o que gera uma sinergia muito boa, com todo mundo elevando o padrão dos imóveis”, disse, acrescentando que muitos clientes procuram o seu escritório para projetos de segunda residência depois de já terem realizado com eles outros empreendimentos. “O histórico do escritório é muito bom. Muitos clientes voltam e indicam. Temos clientes que já estão no sétimo projeto conosco. A gente vai criando um leque de projetos interessantes. Temos clientes que fizeram a primeira residência, depois o escritório e a segunda residência”, contou.

De acordo com a arquiteta, outro segmento vem se destacando no mercado local: o de imóveis de luxo. Ela afirmou que, nos próximos três anos, com a conclusão de grandes empreendimentos deste tipo, o escritório de arquitetura entregará diversos projetos. “Esses empreendimentos de alto padrão chegam para nós desde as plantas da construtora. A gente consegue realizar intervenções que fazem a diferença nessas plantas. A arquitetura do Ceará viverá uma nova realidade com os empreendimentos de luxo, pois eles precisarão ter uma ambientação à altura. Temos projetos em cada empreendimento desses. Nos próximos três anos, muita coisa vai ficar pronta. Os empreendimentos, por si só, são de alto padrão, mas existe uma virada de chave quando a gente chega nessa fase de personalização”, disse.

Tendências e inspiração

Recém-chegada de Milão, onde participou de um dos maiores eventos do setor, Ana Fiúza lembrou que, para os profissionais da área, é importante acumular uma boa bagagem e estar atento às inovações do setor, mas a tendência que vem se destacando cada vez mais é a personalização dos projetos. “O que a gente vê cada vez mais é que não existe ‘aquela tendência’, pois as pessoas são diferentes, são únicas.  Cada vez é mais forte a questão da personalização, da identidade, que é algo que a gente já vem trabalhando há muitos anos. Você tem uma história para contar através de um projeto de arquitetura. É importante ter foco nas pessoas, na identidade, originalidade, trazer para os ambientes paz, acolhimento, relacionamento entre as pessoas. O cliente coloca um sonho nas nossas mãos, uma tela em branco que será transformada e onde ele vai viver com toda a sua família. Essa ambientação tem um impacto muito grande para a história das pessoas e das famílias. A gente leva isso sempre em consideração”, disse.

CASACOR

Participante de mais de uma edição da CASACOR Ceará, a arquiteta Ana Fiúza destaca a importância da criadora do evento, Neuma Figueiredo, e da mostra para todo o setor e sociedade em geral.

Neste ano, a CASACOR Ceará ocorrerá de 12 de setembro a 29 de outubro, em uma casa construída pelo renomado engenheiro Pedro Natale Rossi em 1977 na rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro Meireles. “Uma casa como aquela é um presente, pois conseguimos fazer coisas maravilhosas. É também um presente para a cidade, que terá a casa revitalizada, para o lazer e para gerar movimentação”, avaliou.

– Portalin

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Comparar Listagens